O Relatório de Acordos é o mais novo a compor a Pasta Digital do Condomínio21. A partir da versão 45.02/2.6.45.00, será possível inserir esse relatório no PDF da pasta de prestação de contas, para que seja permitido ao síndico, conselho e condôminos verificar os acordos a vencer, vencidos e baixados.
Entendendo as configurações para geração do relatório
O Relatório de Acordos possui três filtros de data, além do mês de referência. Esses filtros determinam quais contas serão consideradas no relatório, selecionando-as pelo seu período de vencimento, baixa e/ou criação. Por esse motivo, é essencial que se faça primeiramente a configuração dos filtros no modelo de cadastro da pasta para depois configurar o template do relatório.
Como fazer
Acesse o menu Relatórios > Pasta Digital > Cadastro aba Configurações Diversas.
Para o Relatório de Acordos serão consideradas as configurações: Período de baixa e Período de Vencimento e Criação, conforme mostra a imagem a seguir.
Período de baixa
Nesse bloco são configuradas três possibilidades distintas para considerar o período de pagamento das contas, ou ainda, poder desconsiderá-lo. As opções presentes nesse bloco devem ser utilizadas somente se desejar enviar o relatório de contas pagas de acordos para a pasta digital, com exceção do uso da opção Desconsiderar período de baixa para o relatório de acordo, que permite ignorar o período de baixa para selecionar as contas.
Funções:
Considerar baixas dentro do mês: se essa opção for marcada, serão considerados todos os acordos com parcelas baixadas dentro do mês da pasta.
Considerar baixas dentro do mês anterior ao da pasta: se essa opção for marcada, serão considerados todos os acordos com parcelas baixadas dentro do mês anterior em relação ao mês da pasta.
Considerar baixas do dia X do mês anterior ao mês da pasta até o dia Y do mês da pasta do mês pasta: com essa opção marcada é possível informar um dia específico do mês anterior e atual, para que seja esse o período de baixa considerado para as parcelas do acordo.
Desconsiderar período de baixa para o relatório de Acordo: quando marcada, ignora qualquer opção que esteja selecionada para baixa e não considerará esse filtro para gerar o relatório de acordo. Ela é ideal para gerar o relatório de parcelas a vencer ou vencidas.
Importante: a opção Desconsiderar período de baixa para o relatório de Acordo não influencia ou altera os demais relatórios da pasta que utilizam o filtro Período de baixa.
Período de vencimento e criação
Nesse bloco são configuradas quatro possibilidades para usar os filtros de Vencimento e Criação no relatório de acordo. Com isso, será permitido enviar esse relatório para a pasta, considerando um período específico para o vencimento e criação.
Ignorar período de vencimento e criação e considerar somente o mês de referência da pasta: com essa opção marcada, o sistema considerará o mês de referência das parcelas do acordo e os filtros de Data de vencimento e criação, ficarão bloqueados no template.
Serão consideradas as parcelas com vencimento e criação entre 01/02 a 28/02/2022.
Importante: como informado acima, somente quando estiver marcada a opção Permitir informar vencimento e criação no template, é que será possível informar um período específico para o vencimento ou criação das parcelas. Essa opção é a que deve ser utilizada para quem deseja incluir na pasta o relatório de contas a vencer ou vencidas em um determinado período. Dessa forma, pode-se deixar o período configurado e alterar somente quando necessário.
Configurando o template do relatório
Uma vez que as configurações e filtros foram explicados e realizados, é possível montar o layout do Relatório de Acordos da forma que deseja que ele fique na Pasta Digital.
Como fazer
Escolha a opção Acordos na aba Seleção dos relatórios, digite o nome que será apresentado para ele no índice e clique em Próximo.
Na aba Filtros dos relatórios clique no ícone correspondente, para que a tela do template seja exibida.
Escolha os filtros desejados para gerar o relatório, e por fim clique no botão Gravar. Será mostrada a mensagem de que a gravação ocorreu com sucesso. Clique no botão OK para finalizar e siga os demais passos para gravação final do modelo da pasta.
Para gerar o arquivo da Pasta Digital ou publicar no COM21, acesse o menu Relatórios > Pasta Digital > Geração do relatório e selecione o mês de referência e os condomínios desejados.
Ao final, o relatório de acordo configurado estará incluso na pasta digital de prestação de contas.
Dicas para geração do relatório
Exemplo de um possível template para gerar o relatório de acordos que estão à vencer:
Nas configurações, escolha a opção Desconsiderar período de baixa para o relatório de acordo, e selecione a opção Permitir informar vencimento e criação no template.
No template do relatório, selecione um período de vencimento dentro do mês da pasta e não informe um período de criação de contas. Lembrando que a situação das contas precisa estar como Em Aberto. Assim,
terá um relatório de todos os acordos que estão abertos dentro do mês da pasta.
Exemplo de um possível template para gerar o relatório de acordos vencidos:
Nas configurações escolha a opção Desconsiderar período de baixa para o relatório de acordo e selecione a opção Permitir informar vencimento e criação no template.
No template do relatório selecione um período de vencimento anterior ao do mês da pasta e não informe um período de criação de contas. A situação das contas também precisa estar como Em Aberto. Assim, terá um relatório de todos os acordos vencidos até o mês da pasta.
Exemplo de um possível template para gerar o relatório de acordos pagos no mês da pasta:
Nas configurações, deixe a opção Desconsiderar período de baixa para o relatório de acordo desmarcada e marque a opção Considerar baixas dentro do mês. Além disso, selecione Permitir informar vencimento e criação no template.
No template do relatório não selecione períodos e apenas marque a situação Baixadas.
Nesse exemplo terá um relatório com todas as baixas de acordos realizadas no mês da pasta, independente do seu vencimento.