A fim de gerar ainda mais agilidade no setor de contas a receber das administradoras, foram incluídos novos campos na tela de Cadastro de Contas correntes que permitirão a configuração de instruções de cobrança diferentes para lançamentos de acordo e os demais lançamentos.
A partir da versão 2.6.50.00 será possível gerar em um único arquivo de remessa instruções diferentes para boletos comuns e de acordo.
Como fazer
Acesse o menu Arquivo > Ferramentas de Administração > Manutenção – Contas correntes.
Observe que os novos campos serão demonstrados:
Selecione as instruções conforme precisar e clique em Gravar.
Após realizar o cadastro das instruções o processo habitual de geração de boletos e remessa pode ser seguido.
Para boletos no menu Baixas/Cobrança > Recibos/Boletos.
Para gerar remessas no menu Baixas/Cobrança > Módulo de Cobrança CNAB > Remessa.
Importante:
- As opções de seleção de instruções bancárias disponíveis, são as instruções trabalhadas pelos bancos, conforme layout disponibilizado por eles.
- Para o banco Banrisul Combo 1ª instrução ficará visível e habilitado e a e o combo 2ª instrução ficará visível e desabilitado.
- Para o banco Bradesco o Combo da 1ª instrução ficará visível e habilitado e o combo 2ª instrução ficará visível e desabilitado.
- Para o banco Inter os combos das 1ª e 2ª instrução ficarão visíveis e desabilitados.
- Para o banco Itaú os combos das 1ª e 2ª instrução ficarão visíveis e habilitados.
- Para o banco Santander os combos das 1ª e 2ª instrução ficarão visíveis e habilitados.
- Para o banco Sicredi os cambos das 1ª e 2ª instrução ficarão visíveis e desabilitados.
Observações:
- Inicialmente, as instruções de Protesto e Devolução seguirão a opção padrão cadastrada para os boletos “comuns”.
- Para o banco Sicredi o campo destinado a instrução será apenas o próprio campo já existente na tela da conta corrente descrito para Protesto, pois em seu layout não há informações sobre outras opções de instruções.
- O banco Inter CNAB 240 não possui em seu layout informações sobre opções de instruções por isso os campos para ele estarão desabilitados.
- Essa melhoria está disponível apenas para Corporate e o banco deve estar configurado para utilizar o Novo Módulo CNAB.
É imprescindível que o processo de homologação seja realizado junto ao banco, para que, caso seja necessário a realização de ajustes, estes possam ser implementados e liberados em versões posteriores do Condomínio21.