Geração do arquivo de remessa por período (formato carnê) – Banco Bradesco

Geração do arquivo de remessa por período (formato carnê) – Banco Bradesco



Incluído na rotina financeira de cobrança CNAB do Condomínio21, o processo de geração do arquivo de remessa do banco Bradesco no formato carnê. Este processo permite que seja enviado para o arquivo, títulos de diferentes meses e a utilização deste tipo de cobrança, será possível somente através da utilização de contas correntes específicas que trabalharão com este formato.

O objetivo principal deste processo é permitir a geração de um arquivo de remessa contendo títulos de diferentes períodos e não somente boletos de um único mês de referência e por fim permitir a baixa através do arquivo de retorno gerado pelo banco.


Configuração – Conta Corrente

Para trabalhar com a remessa por período do banco Bradesco, inicialmente será preciso criar a conta corrente que trabalhará com este recurso ou configurar uma existente. Foi incluída a aba Bradesco que ficará disponível somente quando este banco for selecionado.

  • Como fazer :
  1. Acesse o menu  Arquivo > Ferramentas de Administração > Manutenção > Contas Correntes .



Observação :

Alterações no cadastro da conta poderão ser realizada somente através do acesso pelo Arquivo > Ferramentas de Administração > Manutenção.


  1. Selecione a conta desejada e clique sobre a aba  Bradesco
  2. Marque a opção  Remessa formato boleto carnê e clique no botão  Gravar .



Arquivo de Remessa

Após, possuir a conta configurada para trabalhar com o formato carnê do banco Bradesco, será o momento da geração do arquivo remessa.


  • Como fazer :
  1. Acesse o menu  Baixas/ Cobrança > Cobrança CNAB
  2. Note que o filtro  Mês Final estará liberado para seleção. 
  3. Informe o período desejado, selecione a conta corrente habilitada para este processo, escolha os títulos que irão para o arquivo e clique no botão  Remessa .



  • No exemplo da tela acima, foi escolhido o período de 05 a 06/2017, com isso todos os títulos selecionados serão levados para o arquivo de remessa.



Arquivo de retorno e boletos

A leitura do arquivo de retorno e emissão dos boletos continuam da forma habitual do sistema, não sofrendo alterações para este formato de cobrança.