Exibir despesas e previsão independente da sua situação no corpo do boleto

Exibir despesas e previsão independente da sua situação no corpo do boleto




A fim de possibilitar que sejam exibidas nos boletos de formatos C (Sem balancete)C Frente e Verso classes de contas específicas despesas, a partir da versão 44.40/2.6.35.00 o Condomínio21 passa a ter uma funcionalidade que exibe no corpo desses títulos todos os lançamentos de contas a pagar e de previsão orçamentária que estejam com essas classes de contas previamente configuradas para tal. 


Para isso, também foi criado um agrupamento que exibe o grupo e descrição da classe, o número da nota fiscal e o nome do fornecedor, permitindo que as informações sejam apresentadas de forma completa para o condômino.



Como fazer - Configuração Geral


Foi criado uma opção na tela de Configurações do Sistema chamada Exibir todas despesas e previsões especificas no boleto, que ao marcá-la liberará o uso do novo agrupamento para exibição despesas e previsões de classes especificas nos boletos dos formatos C (Sem balancete)C Frente e Verso


Acesse o menu Arquivo > Configurações do Sistema > Financeiro > aba Boleto Laser/CNAB.


Observe que a nova opção Exibir todas despesas e previsões especificas no boleto está disponível na tela, marque-a e clique no botão Gravar.   


Como fazer - Configuração do Boleto

Após marcar a opção citada acima, nas configurações avançadas do condomínio será exibido o novo agrupamento Grupo/Classe/NF/Fornecedor no filtro de Despesas. Ao selecionar essa opção será exibido no boleto as despesas na seguinte estrutura. 


Acesse o menu Cadastro > Condomínios > Configurações Avançadas > aba Cobrança Avançada.

No filtro Despesa selecione a opção Grupo/Classe/NF/Fornecedor e clique no botão Gravar.


Observações: 

O filtro Grupo/Classe/NF/Fornecedor estará disponível somente quando os formatos de boleto forem C (Sem balancete) e C Frente e Verso forem escolhidos.

O filtro Grupo/Classe/NF/Fornecedor, estará disponível somente quando a opção Exibir todas despesas e previsões especificas no boleto (Arquivo > Configurações do Sistema > Financeiro > aba Boleto Laser/CNAB) estiver marcada. 

Quando o filtro Grupo/Classe/NF/Fornecedor estiver selecionado, a opção Previsão de Despesas ficará desabilitada. 

As opções Gravar PadrãoRestaurar PadrãoResgatar Configurações, também estarão disponíveis quando selecionada a opção Grupo/Classe/NF/Fornecedor.

As configurações dos boletos também podem ser acessadas na tela de Recibos e Boletos, através do ícone/ atalho  disponível ao lado da opção Boleto Laser.


Como fazer - Configuração das Classes


Para que o sistema identifique quais as classes de despesas e previsão orçamentária serão exibidas no corpo do boleto, foi criada uma opção na tela de Configurações Avançadas para que seja possível realizar essa definição.


Acesse o menu Cadastros > Condomínios > Configurações Avançadas > aba Rateio. 


Observe que a opção Classes específicas para boleto e rateio está disponível na tela. Marque-a.



Ao marcar os botões  estarão disponíveis para inclusão e exclusão das classes de contas.

Ao acionar o botão  será apresentada a tela de seleção de classes de contas de despesas, conforme exemplo abaixo: 


Selecione a classe e clique no botão Selecionar. A classe selecionada será exibida conforme o exemplo abaixo: 


Para excluir uma classe de conta das configurações de classes especificas é necessário selecionar a classe no bloco e exibição e clicar no botão 

No bloco de configurações de classes especificas existe as seguintes opções: 

- Código: será exibido o código da classe de conta selecionada.

- Nome da classe: será exibido o nome da classe de conta selecionada.

- Exibir boleto: define que as classes escolhidas serão de fato apresentadas no boleto. Por padrão e até então, todas as classes escolhidas já serão incluídas com essa opção marcada. Inicialmente ela não poderá ser desmarcada, ou seja, somente inclua as classes que deverão ser mostradas no “corpo” do boleto.

- Despesa: marque essa opção caso queira que o sistema considere as despesas em aberto e baixadas, que contenham a classe de conta escolhida. Por padrão, ela será incluída já marcada ao selecionar a classe.

- Orçamento: marque essa opção caso queira que o sistema considere o valor da despesa que esteja na previsão de orçamento mensal ao invés de pegar a conta a pagar de fato criada.

Ao definir as classes e as opções, clique no botão Gravar


Observações: 

  1. Caso seja marcado somente a opção Classes específicas para boleto e rateio e não for selecionadas as classes de contas, o sistema apresentará a seguinte mensagem: 


  1. Na configuração poderá ser escolhido Despesa ou Orçamento para a classe selecionada, não podendo selecionar as duas opções para a mesma classe. Para isso, basta clicar sobre a opção desejada.
  1. As opções Gravar PadrãoRestaurar PadrãoResgatar Configurações também estarão disponíveis quando selecionado a opção Classes específicas para boleto e rateio;
  1. A opção Resgatar Configurações é uma forma de pegar o que foi configurado para um condomínio e inserir em outro, não havendo a necessidade de selecionar toda as classes condomínio por condomínio. Na opção Resgatar Configurações se o condomínio selecionado o plano de contas estiver diferente o sistema irá apresentar a seguinte mensagem: 


Como fazer - Visualização do Boleto

Acesse o menu Baixas/Cobranças > Recibos/Boletos. 

Visualize os boletos da forma habitual do sistema. 

Ao selecionar os boletos para a visualização. será exibida a tela para seleção do mês de vencimento e previsão as despesas, conforme a imagem abaixo. Essa tela é a que define quais os lançamentos de despesas ou previsão de orçamento serão escolhidos, com base no mês informado na tela.


Quando selecionado o agrupamento Grupo/ Classe/ NF/ Fornecedor as despesas serão exibidas no corpo do boleto com a seguinte sequência: 


Importante:

  1. O título do bloco que exibe as despesas será composto pelo: Nome do condomínio - Despesas do mês XX/AAAA.
  1. Para a exibição das despesas serão consideras todas as contas com a situação em aberto ou baixada que possuam vencimento dentro do mês selecionado no momento da geração do boleto. 
  1. Para a exibição da previsão de orçamento o sistema continuará verificando o mês de referência que foi escolhido no momento da geração do boleto e somente a previsão do tipo mensal.


Exceção:

  1. Para as despesas de classes de operações bancárias, serão consideradas todas as que venceram no mês anterior ao mês selecionado no momento da geração do boleto.  


Exemplo:

  1. Informado no momento da geração do boleto o mês 04/2021.
  1. Para as despesas de operações bancárias serão consideradas todas as que estiverem em aberto ou baixadas, independente do mês de referência as que possuírem vencimento entre 01 a 31/03/2021.  Se na configuração das classes específicas estiver marcada a opção Orçamento para as classes de operações bancárias, a regra que será prevalecida é a de seleção da previsão de orçamento, ou seja, nessa situação o sistema considerará os lançamentos de previsão orçamentária da classe de operação bancária para o mês informado no momento da geração do boleto.
  1. Para conferir quais são as classes de operações bancárias, acesse o menu Editar > Configuração de contas > Outras > Relacionar Plano de Contas x Operações bancárias.


    • Related Articles

    • Exibir despesas e previsão independente da sua situação no corpo do boleto

      A fim de possibilitar que sejam exibidas nos boletos de formatos C (Sem balancete) e C Frente e Verso classes de contas específicas despesas, foi criada uma funcionalidade no Condomínio21, a partir da versão 44.65/2.6.37.04, que exibe no corpo desses ...
    • Novo modelo de Empenho de despesas com previsão orçamentária

      Disponível no Condomínio21 um novo modelo de empenho (Formato C) que contêm os dados de previsão orçamentária bem como uma quantidade maior de assinaturas. Como fazer: Acesse o menu Cadastros > Condomínios > Configurações Avançadas aba Outros.  Caso ...
    • Alerta para identificar despesas fora da média

      Ser alertado no momento em que for identificado despesas fora da média é muito importante para a tomada de decisões.  Por isso, a partir versão 44.01/2.6.27.00 do sistema Condomínio21, todas as vezes em que um lançamento estiver fora de uma média ...
    • Descrição da previsão orçamentária disponível para o formato C (Frente e Verso) de boletos

      A partir desta versão do Condomínio21 a descrição da previsão orçamentária de despesas também será impressa nos boletos de formato C Frente e Verso. Cadastro da descrição: Como fazer: Acesse o menu Editar > Previsão de Orçamento > Contas a Pagar ...
    • Relatório comparativo de receitas e despesas

      O Condomínio21 disponibiliza uma opção de relatório, o “Comparativo de Receitas e Despesas”. Este relatório irá ajudar na comparação da previsão orçamentária das despesas e receitas lançadas em um determinado período para os condomínios. Para acesso ...