Cloud Dedicado - requisitos necessários e instruções de acesso

Cloud Dedicado - requisitos necessários e instruções de acesso


Requisitos necessários para a utilização e bom desempenho do acesso Cloud Dedicado


Configuração mínima recomendada pela Group Software:
  1. Sistema Operacional: Windows 10;
  2. Memória RAM: 8 Gb;
  3. Processador: Intel I5.

Informações para liberação em Firewall:    

  1. URL: usar endereço fornecido pela equipe de instalação
  2. Protocolo HTTPS (porta 443)

Importante:

  1. É recomendado a utilização dos seguintes navegadores: FIREFOX ou GOOGLE CHROME.
  2. Internet de no mínimo 10mb para cada estação que realizará conexão no ambiente.
  3. A qualidade da internet (velocidade e estabilidade) é determinante na utilização dos sistemas em Cloud.

Requisitos necessários para retomada do acesso no sistema via desktop

Para transportar a base de dados do ambiente de acesso Cloud para uma instalação local é imprescindível que o servidor atenda determinados requisitos para a instalação do SQL Server 2019 Express e das aplicações da Group Software.

Verifique abaixo os requisitos necessários:


  1. Disco Rígido:
    1. 50 Gb de espaço disponível ou superior.
  1. Memória:
    1. 4 Gb de RAM ou superior.
  1. Processador:
    1. Core i3 ou superior;
    1. Velocidade de 2 Ghz ou superior.
  1. Placa de Rede:
    1. 100 Mbps ou superior.
  1. Sistema operacional:
    1. Windows 10 TH1 1507 ou superior;
    1. Windows Server 2016 ou superior.

Para mais informações técnicas clique no link a seguir: https://docs.microsoft.com/pt-br/sql/sql- server/install/hardware-and-software-requirements-for-installing-sql-server-ver15?view=sql-server-ver15.

Instruções de como realizar o acesso Cloud Dedicado:

Para acessoar ao ambiente, utilizar o link fornecido pela equipe de instalação.

Na tela que será exibida, insira o seu usuário e senha de acesso ao ambiente Cloud.

Verifique na imagem abaixo:


Após acessar o ambiente com o seu login e senha, será exibido o painel de aplicações.

É nele que serão exibidos os sistemas contratados. Clique no sistema desejado e navegue como em sua instalação local. Ou seja, como  utiliza em sua máquina.

Pasta WEBFILE / Baixar arquivos do servidor

Essa pasta é utilizada para a troca de arquivos entre o seu computador local e o acesso Cloud.

Se houver necessidade de salvar arquivos gerados pela aplicação (acessando via Cloud), deverá ser realizado fora da pasta WEBFILE.

A gravação do arquivo nesta pasta fará com que seja iniciado o download para o computador local (máquina que você está utilizado fisicamente) e é possível que o download seja completado antes do término da gravação dos arquivos.

Nenhum arquivo deve ser armazenado na pasta WEBFILE, pois eles serão descartados assim que você encerrar o acesso (fechar o navegador).

Atençãonão recomendamos o uso do ambiente Cloud como repositório de arquivos, como arquivos de remessa e retornos bancários e/ou relatórios em PDF, por exemplo. Ressaltamos que o acúmulo de arquivo pode comprometer a performance geral do ambiente e eles não fazem parte da nossa política de backup.

Observação: os atalhos de teclas Ctrl+c, Ctrl+v e Ctrl+p não funcionam no ambiente Cloud. É necessário utilizar os ícones de função localizados no menu da janela.

    

Impressão de relatórios

Todos os relatórios devem ser enviados para a impressora padrão do sistema, a Universal Printer.

O relatório será gerado em formado PDF em uma nova aba do navegador. Nessa nova aba você vai ter a opção de enviar o relatório para qualquer impressora instalada no computador utilizado ou fazer o download do arquivo.

Exportação de relatórios

Clique no botão Exportar Relatório.

Na tela Export, selecione o formato que será utilizado na exportação.

Este campo não deve ser alterado.

Clique em OK.

Na tela Export Options, clique no botão OK, conforme imagem abaixo:

Se o sistema exibir a mensagem abaixo, prossiga clicando no botão OK, pois essa mensagem não impede  a gravação do arquivo.

Essa mensagem é exibida, pois recursos que serão abertos na próxima tela estarão bloqueados, como por exemplo, o acesso a área de trabalho (Desktop) do servidor.

Após clicar no botão OK, será exibida a tela abaixo. É nessa tela que você deve escolher o local que deseja gravar o arquivo.

Observação importante: sugerimos que não utilize a pasta WEBFILE

Impressão de cheques

Para a impressão de cheques em Cloud, recomendamos o uso de impressoras que podem ser utilizadas na impressão de documentos da internet. Ou seja, impressoras gerenciadas pelos serviços do sistema operacional – Spooler de Impressão  impressoras do tipo jato de tinta ou laser.

Não recomendamos o uso de impressoras matriciais e/ou seriais.

A seguir, o procedimento para a impressão dos cheques em ambiente Cloud. Execute o processo de emissão de cheque até o momento de clicar no botão Impressão.

A configuração deve ser conforme o exemplo da imagem abaixo. Ou seja, sempre usar Impressora Comum  Universal Printer. Clique em Imprimir para visualizar o cheque.

Será aberta uma nova aba com a visualização do cheque em formato PDF. Nessa aba você pode realizar o download do arquivo ou enviar para a impressora de sua escolha, como na Impressão de Relatórios.

Remessa bancária

Gerar o arquivo na pasta desejada, porém sugerimos que seja utilizada a pasta ARQUIVOS  BANCARIOS. Após geração do arquivo, basta arrastá-lo (mover) ou copiá-lo, para a pasta WEBFILE.

Retorno bancário / Envio de arquivos para o servidor

Após baixar o arquivo de retorno do banco, ele precisa ser enviado para o servidor e assim ser processado no sistema.

Para iniciar este procedimento clique na seta apontando para baixo, ao centro da tela. Ela fica logo abaixo da barra de endereços do navegador. Verifique imagem abaixo:

Um novo menu será aberto. Clique no segundo ícone (a nuvem com uma seta apontando para cima) e certifique-se que será exibida a mensagem From PC to Server. Verifique imagem abaixo:

Ao clicar no ícone acima destacado, dependendo da configuração do navegador utilizado, poderá ser exibida a tela a abaixo. Clique na mensagem exibida para prosseguir.

    

Se nenhuma mensagem for exibia, você deve selecionar qual o arquivo será enviado para o servidor. Verifique na imagem abaixo:

Selecione o arquivo e clique no botão Abrir para iniciar a cópia do arquivo para o servidor. O arquivo será gravado na pasta WEBFILE e poderá ser copiado ou movido para qualquer outra pasta liberada para uso. Sugerimos o uso da pasta do cliente: ARQUIVOS BANCÁRIOS \ RETORNO.

Utilizando o GED

Devido às limitações da tecnologia utilizada no Cloud, não é possível realizar digitalização de uma imagem diretamente para o sistema.

O protocolo de comunicação não permite a manipulação direta do Scanner como em uma instalação local.

Entretanto, é possível utilizar o GED. Para isso, é necessário enviar as imagens a serem processadas para o servidor.

Observação: verifique o procedimento de gravação de arquivos no servidor na explicação de Retorno  bancário / Envio de arquivos para o servidor.

Após enviar os arquivos para o servidor, eles  podem ser processados no GED. Durante o processamento utilizar o ícone Importar Imagem. Após importação da imagem, proceda normalmente conforme a opção do sistema utilizado.

Atenção: não processe arquivos que estejam gravados na pasta WEBFILE. Antes de processar, os arquivos devem ser movidos ou copiados para outra pasta. Sugerimos o uso das pastas ARQUIVOS GED ou IMAGENS GED.

Cadastro/Desbloqueio de usuário do ambiente Cloud

Para solicitar cadastro e/ou desbloqueio de usuário, envie a sua solicitação para o Suporte técnico da Group Software. É necessário que tenha em mãos o nome do usuário bloqueado ou que deseja cadastrar.

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