O Condomínio21 possui uma funcionalidade de Processamento em Lote que é muito utilizada. A partir da versão 44.94/2.6.43.00, o sistema apresenta uma melhoria a fim de automatizar o processo.
Neste manual será explicado o funcionamento desse novo recurso onde os relatórios do Processamento em Lote serão gerados ‘automaticamente’ somente para envio ao COM21, ou seja, a geração manual continua para casos em que a impressão do arquivo é necessária.
Realizando a configuração de periodicidade para o processamento automático dos relatórios
O primeiro passo para que seja possível realizar o processamento automático dos relatórios em lote para envio ao COM21 é realizar a configuração do período em que esse processo ocorrerá para que o Condomínio21 possa fazer a rotina.
Como fazer
Acesse o menu Arquivo > Configuração do Sistema > Integrações. Na aba Integrações Externas marque o horário e o intervalo da geração dos relatórios do Processamento em Lote e clique em Gravar.
É possível selecionar para gerar de 8h/8h, Uma vez por dia e Não gerar.
Observação:
- Por padrão, a opção Uma vez por dia será a selecionada;
- Os relatórios do Processamento em Lote Automático são enviados para o COM21 através da integração. O processo continuará o mesmo do habitual, sem alterações.
- Para o Processamento em Lote Automático ocorrer nos horários definidos é preciso que o Cond21Integrador.exe esteja em execução. Vale lembrar que esse programa comumente fica em execução em segundo plano na máquina que é o servidor.
- Para que a publicação dos relatórios gerados pelo processo automático aconteça, é importante ressaltar que o Integrador Mobile também esteja em execução.
Realizando a configuração do Processamento em Lote Automático
Neste tópico será apresentado como realizar a configuração dos campos dos relatórios que existem no processamento em lote atual. Essas configurações são relacionadas às datas, dessa forma, uma vez definido como serão consideradas as datas e períodos dos relatórios, não será preciso mais alterá-los.
Com isso, quando der o horário definido, o Condomínio21 verificará quais os relatórios estão configurados na tela de Processamento em Lote e então considerar para os campos relacionados a datas, as configurações descritas a seguir.
Como fazer:
Acesse o menu Arquivo > Configuração do Sistema > Financeiro. Na aba Documentos, clique no botão Configurar Processamento em Lote Automático. Será aberta a tela onde terá todas as configurações.
Marque a opção Utilizar Processamento em Lote Automático e aplique os filtros conforme desejado. Em seguida, clique em Gravar.
Filtros dos relatórios:
- Mês de referência: mostra opções sobre o mês de referência que serão gerados os relatórios.
É possível selecionar Mês atual da data de geração, Mês anterior ao da data de geração, Mês posterior ao da data de geração e Dois meses anteriores ao da dará de geração.
- Data de vencimento: mostra opções relacionadas aos campos de vencimento dos relatórios.
É possível selecionar Do 1º dia do mês ref. até a data da geração, Do 1º ao último dia do mês de referência, Do 1º dia do ano de referência até o último dia do mês de referência e Do 1º dia do ano de referência até a data da geração.
- Data inicial/data final: mostra opções relacionadas ao período de data inicial e final dos relatórios.
É possível selecionar Do 1º dia do mês ref. até a data da geração, Do 1º ao último dia do mês de referência, Do 1º dia do ano de referência até o último dia do mês ref. e Do 1º dia do ano de referência até a data de geração.
- Inadimplência até: mostra opções relacionadas aos campos Inadimplência até e Data Base que estiverem no relatório.
É possível selecionar Primeiro dia do mês de referência, Primeiro dia do mês posterior ao de referência, Último dia do mês anterior ao de referência, Considerar o dia da geração dos relatórios e Considerar o dia anterior ao da geração.
- Mês inicial/mês final: mostra opções relacionadas aos campos de Mês Inicial e Mês Final dos relatórios.
É possível selecionar Do 1º mês do ano de referência até o mês de referência, Mês de referência em ambos os campos e Período de 12 meses finalizando no mês de referência.
- Data pagamento/baixa: permite selecionar opções relacionadas a data de baixa e pagamento.
É possível selecionar Considerar baixas dentro do mês de referência escolhido, Considerar baixas dentro do mês anterior ao mês de referência escolhido e Considerar baixas dentro do dia X do mês anterior até o dia X do mês de referência selecionado.
Ao clicar no ícone informativo ao lado dos filtros será exibido uma tela contendo informações sobre as opções e exemplos.
Importante:
- O processamento em lote automático irá considerar os condomínios que já estiverem marcados na tela do processamento manual e que foram pré-configurados de acordo com os filtros do processamento manual. Para configurar, acesse o menu Relatórios > Processamento em Lote > aba Filtros e configure conforme desejado.
- Para o Processamento Automático serão gerados os relatórios que estiverem marcados na coluna Internet.
Gerando os relatórios
A geração dos relatórios acontecerá de forma automática e em segundo plano, quando o horário configurado para tal for atingido. Com isso, será possível continuar utilizando o sistema normalmente, enquanto o Condomínio21 gera os relatórios para enviá-los ao COM21.
Como fazer:
Após realizar as configurações citadas acima, os relatórios estarão disponíveis. Eles ficarão na pasta configurada para os arquivos de documentos do COM21.
A configuração da pasta está disponível no Condomínio21 através do menu Arquivo > Configurações do Sistema > aba Online > Dados para a exportação > Salvar em.
O Processamento em Lote Automático terá um Log onde aparecerá informações sobre os relatórios gerados, exceto o de Inadimplência. Para visualizar acesse a aba Log que está disponível no menu Relatórios > Processamento em Lote.
Na parte inferior da tela, ao clicar em Clique Aqui para acessar os logs do Processamento em lote automático, o sistema abrirá a pasta com os logs do Processamento em Lote.
Observação: como os relatórios do Processamento em Lote Automático são gerados apenas e somente para a publicação no COM21. É válido ressaltar que quando houver a integração, os arquivos PDF dos relatórios subirão para a “nuvem” e serão apagados da pasta configurada para tal.