Agrupe contas a pagar e imprima cheques em lote

Agrupe contas a pagar e imprima cheques em lote



No sistema Condomínio21, há uma funcionalidade de impressão de cheques para permitir realizar impressão de mais de um cheque por configuração utilizando formulários contínuos. Foi alterado também o processo de vínculo das contas ao cheque que poderá ser feito no momento do lançamento, conforme ativação de parâmetro específico do processo. Para complementar o processo uma nova tela foi criada para permitir cadastrar o tipo de agrupamento das contas a pagar e um novo campo na tela de lançamento para permitir agrupar as contas a serem pagas com o cheque. Está disponível, também, a opção de selecionar mais de um cheque e solicitar a impressão realizando uma única configuração. 


Importante

  • Para utilização dessa funcionalidade deverá ser disponibilizada a impressora EPSON LX-300 em rede e esta deverá ser compartilhada. 
  • A impressão de cheques em lote está disponível somente para os bancos: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Sicoob.

Como fazerConfigurações do Sistema

  1. Acesse o menu Arquivo > Configurações do Sistema > Financeiro > aba Cheques. Marque o parâmetro Vincular contas a pagar ao cheque no momento do lançamento.



  1. Com o parâmetro acima marcado será visualizado campo para informar o caminho da impressora matricial compartilhada em rede. Informe o nome do diretório e em seguida o nome da impressora.


Importante:

  • Para realizar o vínculo de contas a pagar ao cheque é imprescindível que o parâmetro Utilizar módulo de controle de cheques esteja marcado.



  1. Clique em Gravar.


Como fazerConfiguração de formulário contínuo

  1. Acesse o menu Cadastros > Bancos e clique no botão de configuração de padrão de cheques.



  1. Será apresentada tela para configuração do formulário contínuo a ser utilizado na impressão do cheque. 
  2. Na aba Formulário Contínuo marque o parâmetro Utilizar formulário contínuo para habilitar os campos de configuração para edição.



  1. Deverá ser informada largura do cheque, bem como as posições das colunas e linhas correspondentes às informações a serem impressas nos cheques. Preencha os campos de configuração do formulário, defina o formato de impressão do ano no campo Imprimir ano com: e clique em Gravar.



Importante:

  • Na coluna X configura-se o posicionamento da impressão e na coluna Y configura-se posicionamento dos espaçamentos.

Ao posicionar o mouse sobre o nome da coluna, o sistema descreve os posicionamentos e/ou espaços que irão impactar na impressão dos cheques.




Como fazer: Configuração de acesso à tela Agrupamento de Contas a Pagar – Cheques

  1. Acesse o menu Arquivo > Controle de Acesso > Grupo de Acesso e configure a permissão de acesso dos grupos de usuários à tela Tipo de Agrupamento de Contas a Pagar – Cheques. Esta tela permite realizar o cadastro dos tipos de agrupamentos que serão utilizados no momento do lançamento das contas a pagar com cheques.




Como fazer: Cadastrar os Tipos de Agrupamento 

  1. Para acessar a tela de cadastro dos tipos de agrupamentos, vá até o menu Cadastros > Tipo de Agrupamento de Contas a Pagar – Cheques.



  1. Clique em Novo, informe o código do tipo de agrupamento e preencha a descrição. Informe quais condomínios utilizarão o tipo de agrupamento, clicando no binóculo ao lado do campo Condomínios.  



Observação:

  • Para selecionar todos os condomínios mantenha a opção Todos.

Importante:

  • Ao informar o código do tipo de agrupamento, este poderá ser cadastrado com até 05 caracteres dentre letras e números. 


  1. Para consultar os tipos de agrupamento cadastrados acesse o menu Cadastros > Tipo de Agrupamento de Contas a Pagar – Cheques e clique no binóculo do campo Código. Outra forma de consulta é através da barra de navegação na parte inferior da tela.



  1. Quando o tipo de agrupamento a ser alterado ou excluído já estiver associado a uma conta a pagar cujo cheque ainda não foi emitido, o sistema não permitirá realizar tais ações. Neste caso, o sistema apresenta a seguinte mensagem:



Como fazer: Tipo de agrupamento no lançamento de contas a pagar

  1. Acesse o menu Editar > Lançamento de Contas a Pagar e clique em Novo
  2. Preencha os dados do lançamento e no campo Tipo Pgto selecione a opção Cheque



  1. Caso não exista Tipos de Agrupamentos cadastrados para o condomínio onde a conta a pagar será lançada e o campo Tipo Pgto esteja preenchido com a opção Cheques, o sistema emitirá mensagem de alerta, permitindo realizar o cadastro dos tipos de agrupamento para o condomínio.



  1. Clicando em Sim será apresentada a tela de cadastro de tipos de agrupamento. 
  2. Selecione o condomínio para qual a conta a pagar será lançada e faça o cadastro conforme passo “j” desse manual. 
  3. Selecione o tipo de agrupamento no campo Agrupamento.  



  1. Descrição dos botões relacionados ao campo Agrupamento:


Selecionar tipo de agrupamento. O sistema apresentará como opção de preenchimento do campo, somente os tipos de agrupamento que estão vinculados ao condomínio selecionado para o lançamento da conta a pagar.



Limpar tipo de agrupamento.



Cadastrar tipo de agrupamento.



Consultar contas a pagar agrupadas no tipo de agrupamento selecionado. Ao ser acionado, o sistema apresenta a tela abaixo:




Nesta tela, é possível visualizar todas as contas a pagar que foram lançadas com o tipo de agrupamento selecionado no campo Agrupamento, para o condomínio em questão, no mês de referência visualizado no campo superior Mês de Referência.


Observação:

  • Caso não ajam lançamentos no mês referência selecionado para o tipo de agrupamento escolhido, o sistema emitirá a seguinte mensagem:



  1. O campo Agrupamento pode ser alterado através do menu Consultas > Contas a Pagar. Selecione a conta e clique no botão Alterar Conta.



Como fazer: Pesquisa de agrupamento e contas a pagar para emissão de cheques

  1. Pesquise as contas a pagar no momento da emissão dos cheques através do menu Baixas/Cobranças > Impressão de cheques. O sistema apresenta as contas lançadas para o condomínio selecionado e os agrupamentos cujos cheques ainda não foram emitidos.



  1. As contas agrupadas são apresentadas em uma única linha, e nesta linha, serão exibidas as seguintes informações do agrupamento: 

  • A coluna Classes é exibida em branco, quando um agrupamento apresentar lançamentos com classes de contas diferentes. Caso a classe de conta seja a mesma para todas as contas do agrupamento, o sistema apresentará a descrição da classe de conta em questão.
  • A coluna Vencimento será visualizada em branco, se o agrupamento possuir contas com vencimentos diferentes. Caso a data de vencimento seja a mesma para todas as contas agrupadas, o sistema exibirá a data na coluna Vencimento. 
  • Valor: a soma de todas as contas agrupadas naquele tipo de agrupamento; 
  • Fornecedor: a coluna será preenchida quando todas as contas do agrupamento forem lançadas para o mesmo fornecedor e será exibida em branco quando os fornecedores das contas forem diferentes. 
  • Nominal: a coluna será visualizada em branco; 
  • Situação: para as contas cujos cheques não foram emitidos, a coluna exibirá o valor Em aberto; o Nota Fiscal: em branco; o Pagamento: em branco. 


  1. O botão Vincular Cheque foi alterado para que quando for acionado, cada linha do grid seja relacionada a um número de cheque.



Observação

  • Caso o parâmetro Vincular contas a pagar ao cheque no momento do lançamento esteja desmarcado, quando o usuário selecionar mais de uma conta e acionar o botão Vincular Cheques, o sistema agrupará estas contas em um único cheque. Se o parâmetro estiver marcado, este agrupamento já estará feito antes da impressão e o botão Vincular Cheque apenas irá gerar o número dos cheques para as contas e agrupamentos selecionados. 
  • Se um agrupamento for selecionado no grid da tela de impressão de cheques e o usuário acionar o botão Vincular cheque, nenhuma nova conta a pagar poderá ser adicionada ao agrupamento selecionado, mesmo que esta seja lançada para o mesmo mês de referência e mesmo condomínio. 
  • Se houver lançamentos de contas a pagar para o mesmo tipo de agrupamento, no mesmo mês e mesmo condomínio, estas novas contas serão agrupadas em um novo cheque. Desta forma, ao acionar o botão Vincular cheque o sistema encerrará o processo de agrupamento das contas a pagar para o(s) agrupamento(s) selecionado(s) na tela de impressão. 
  • Depois de vinculado, o cheque que recebeu o agrupamento terá seu status alterado para Emitido mesmo que ainda não tenha sido impresso, conforme processo padrão do sistema


Como fazer: Impressão de cheques em lote utilizando impressora matricial

  1. Acesse o menu Baixas/Cobrança > Impressão de Cheques. Para solicitar a impressão de mais de um cheque em um único acesso, faça a pesquisa dos cheques emitidos utilizando o parâmetro Exibir cheques emitidos.



  1. Selecione um registro e clique em Impressão. Ao selecionar mais de um cheque e solicitar impressão destes, a tela de configuração da impressão será exibida uma única vez. Selecione os cheques a serem impressos, faça as configurações necessárias e clique em Imprimir.



Observação:

  • É possível selecionar somente os cheques emitidos pertencentes a um mesmo banco. Ao selecionar cheques de bancos diferentes e clicar no botão “imprimir”, o sistema emitirá a seguinte mensagem:



  1. Caso seja necessário alterar as configurações de cheque, clique no botão Configurar e será apresentada a tela para configuração de emissão de cheques conforme passo “f” desse manual.


Sugestões para configuração de cheques: CEF, SICOOB e Banco do Brasil.

Abaixo, algumas sugestões para configurações de cheques a serem impressos utilizando formulários contínuos, de acordo com layouts dos bancos Caixa Econômica Federal, Sicoob e Banco do Brasil.


Importante:

  • Estas são algumas sugestões, podendo ser alteradas conforme manuseio da impressora e padrão de trabalho da administradora. 


Caixa Econômica Federal




Sicoob:




Banco do Brasil:






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