No sistema Condomínio21, há uma funcionalidade de impressão de cheques para permitir realizar impressão de mais de um cheque por configuração utilizando formulários contínuos. Foi alterado também o processo de vínculo das contas ao cheque que poderá ser feito no momento do lançamento, conforme ativação de parâmetro específico do processo. Para complementar o processo uma nova tela foi criada para permitir cadastrar o tipo de agrupamento das contas a pagar e um novo campo na tela de lançamento para permitir agrupar as contas a serem pagas com o cheque. Está disponível, também, a opção de selecionar mais de um cheque e solicitar a impressão realizando uma única configuração.
Importante:
- Para utilização dessa funcionalidade deverá ser disponibilizada a impressora EPSON LX-300 em rede e esta deverá ser compartilhada.
- A impressão de cheques em lote está disponível somente para os bancos: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Sicoob.
Como fazer: Configurações do Sistema
- Acesse o menu Arquivo > Configurações do Sistema > Financeiro > aba Cheques. Marque o parâmetro Vincular contas a pagar ao cheque no momento do lançamento.
- Com o parâmetro acima marcado será visualizado campo para informar o caminho da impressora matricial compartilhada em rede. Informe o nome do diretório e em seguida o nome da impressora.
Importante:
- Para realizar o vínculo de contas a pagar ao cheque é imprescindível que o parâmetro Utilizar módulo de controle de cheques esteja marcado.
- Clique em Gravar.
Como fazer: Configuração de formulário contínuo
- Acesse o menu Cadastros > Bancos e clique no botão de configuração de padrão de cheques.
- Será apresentada tela para configuração do formulário contínuo a ser utilizado na impressão do cheque.
- Na aba Formulário Contínuo marque o parâmetro Utilizar formulário contínuo para habilitar os campos de configuração para edição.
- Deverá ser informada largura do cheque, bem como as posições das colunas e linhas correspondentes às informações a serem impressas nos cheques. Preencha os campos de configuração do formulário, defina o formato de impressão do ano no campo Imprimir ano com: e clique em Gravar.
Importante:
- Na coluna X configura-se o posicionamento da impressão e na coluna Y configura-se posicionamento dos espaçamentos.
Ao posicionar o mouse sobre o nome da coluna, o sistema descreve os posicionamentos e/ou espaços que irão impactar na impressão dos cheques.
Como fazer: Configuração de acesso à tela Agrupamento de Contas a Pagar – Cheques
- Acesse o menu Arquivo > Controle de Acesso > Grupo de Acesso e configure a permissão de acesso dos grupos de usuários à tela Tipo de Agrupamento de Contas a Pagar – Cheques. Esta tela permite realizar o cadastro dos tipos de agrupamentos que serão utilizados no momento do lançamento das contas a pagar com cheques.
Como fazer: Cadastrar os Tipos de Agrupamento
- Para acessar a tela de cadastro dos tipos de agrupamentos, vá até o menu Cadastros > Tipo de Agrupamento de Contas a Pagar – Cheques.
- Clique em Novo, informe o código do tipo de agrupamento e preencha a descrição. Informe quais condomínios utilizarão o tipo de agrupamento, clicando no binóculo ao lado do campo Condomínios.
Observação:
- Para selecionar todos os condomínios mantenha a opção Todos.
Importante:
- Ao informar o código do tipo de agrupamento, este poderá ser cadastrado com até 05 caracteres dentre letras e números.
- Para consultar os tipos de agrupamento cadastrados acesse o menu Cadastros > Tipo de Agrupamento de Contas a Pagar – Cheques e clique no binóculo do campo Código. Outra forma de consulta é através da barra de navegação na parte inferior da tela.
- Quando o tipo de agrupamento a ser alterado ou excluído já estiver associado a uma conta a pagar cujo cheque ainda não foi emitido, o sistema não permitirá realizar tais ações. Neste caso, o sistema apresenta a seguinte mensagem:
Como fazer: Tipo de agrupamento no lançamento de contas a pagar
- Acesse o menu Editar > Lançamento de Contas a Pagar e clique em Novo.
- Preencha os dados do lançamento e no campo Tipo Pgto selecione a opção Cheque.
- Caso não exista Tipos de Agrupamentos cadastrados para o condomínio onde a conta a pagar será lançada e o campo Tipo Pgto esteja preenchido com a opção Cheques, o sistema emitirá mensagem de alerta, permitindo realizar o cadastro dos tipos de agrupamento para o condomínio.
- Clicando em Sim será apresentada a tela de cadastro de tipos de agrupamento.
- Selecione o condomínio para qual a conta a pagar será lançada e faça o cadastro conforme passo “j” desse manual.
- Selecione o tipo de agrupamento no campo Agrupamento.
- Descrição dos botões relacionados ao campo Agrupamento:
Selecionar tipo de agrupamento. O sistema apresentará como opção de preenchimento do campo, somente os tipos de agrupamento que estão vinculados ao condomínio selecionado para o lançamento da conta a pagar.
Limpar tipo de agrupamento.
Cadastrar tipo de agrupamento.
Consultar contas a pagar agrupadas no tipo de agrupamento selecionado. Ao ser acionado, o sistema apresenta a tela abaixo:
Nesta tela, é possível visualizar todas as contas a pagar que foram lançadas com o tipo de agrupamento selecionado no campo Agrupamento, para o condomínio em questão, no mês de referência visualizado no campo superior Mês de Referência.
Observação:
- Caso não ajam lançamentos no mês referência selecionado para o tipo de agrupamento escolhido, o sistema emitirá a seguinte mensagem:
- O campo Agrupamento pode ser alterado através do menu Consultas > Contas a Pagar. Selecione a conta e clique no botão Alterar Conta.
Como fazer: Pesquisa de agrupamento e contas a pagar para emissão de cheques
- Pesquise as contas a pagar no momento da emissão dos cheques através do menu Baixas/Cobranças > Impressão de cheques. O sistema apresenta as contas lançadas para o condomínio selecionado e os agrupamentos cujos cheques ainda não foram emitidos.
- As contas agrupadas são apresentadas em uma única linha, e nesta linha, serão exibidas as seguintes informações do agrupamento:
- A coluna Classes é exibida em branco, quando um agrupamento apresentar lançamentos com classes de contas diferentes. Caso a classe de conta seja a mesma para todas as contas do agrupamento, o sistema apresentará a descrição da classe de conta em questão.
- A coluna Vencimento será visualizada em branco, se o agrupamento possuir contas com vencimentos diferentes. Caso a data de vencimento seja a mesma para todas as contas agrupadas, o sistema exibirá a data na coluna Vencimento.
- Valor: a soma de todas as contas agrupadas naquele tipo de agrupamento;
- Fornecedor: a coluna será preenchida quando todas as contas do agrupamento forem lançadas para o mesmo fornecedor e será exibida em branco quando os fornecedores das contas forem diferentes.
- Nominal: a coluna será visualizada em branco;
- Situação: para as contas cujos cheques não foram emitidos, a coluna exibirá o valor Em aberto; o Nota Fiscal: em branco; o Pagamento: em branco.
- O botão Vincular Cheque foi alterado para que quando for acionado, cada linha do grid seja relacionada a um número de cheque.
Observação:
- Caso o parâmetro Vincular contas a pagar ao cheque no momento do lançamento esteja desmarcado, quando o usuário selecionar mais de uma conta e acionar o botão Vincular Cheques, o sistema agrupará estas contas em um único cheque. Se o parâmetro estiver marcado, este agrupamento já estará feito antes da impressão e o botão Vincular Cheque apenas irá gerar o número dos cheques para as contas e agrupamentos selecionados.
- Se um agrupamento for selecionado no grid da tela de impressão de cheques e o usuário acionar o botão Vincular cheque, nenhuma nova conta a pagar poderá ser adicionada ao agrupamento selecionado, mesmo que esta seja lançada para o mesmo mês de referência e mesmo condomínio.
- Se houver lançamentos de contas a pagar para o mesmo tipo de agrupamento, no mesmo mês e mesmo condomínio, estas novas contas serão agrupadas em um novo cheque. Desta forma, ao acionar o botão Vincular cheque o sistema encerrará o processo de agrupamento das contas a pagar para o(s) agrupamento(s) selecionado(s) na tela de impressão.
- Depois de vinculado, o cheque que recebeu o agrupamento terá seu status alterado para Emitido mesmo que ainda não tenha sido impresso, conforme processo padrão do sistema.
Como fazer: Impressão de cheques em lote utilizando impressora matricial
- Acesse o menu Baixas/Cobrança > Impressão de Cheques. Para solicitar a impressão de mais de um cheque em um único acesso, faça a pesquisa dos cheques emitidos utilizando o parâmetro Exibir cheques emitidos.
- Selecione um registro e clique em Impressão. Ao selecionar mais de um cheque e solicitar impressão destes, a tela de configuração da impressão será exibida uma única vez. Selecione os cheques a serem impressos, faça as configurações necessárias e clique em Imprimir.
Observação:
- É possível selecionar somente os cheques emitidos pertencentes a um mesmo banco. Ao selecionar cheques de bancos diferentes e clicar no botão “imprimir”, o sistema emitirá a seguinte mensagem:
- Caso seja necessário alterar as configurações de cheque, clique no botão Configurar e será apresentada a tela para configuração de emissão de cheques conforme passo “f” desse manual.
Sugestões para configuração de cheques: CEF, SICOOB e Banco do Brasil.
Abaixo, algumas sugestões para configurações de cheques a serem impressos utilizando formulários contínuos, de acordo com layouts dos bancos Caixa Econômica Federal, Sicoob e Banco do Brasil.
Importante:
- Estas são algumas sugestões, podendo ser alteradas conforme manuseio da impressora e padrão de trabalho da administradora.
Caixa Econômica Federal:
Sicoob:
Banco do Brasil: