Como fazer:
Ao visualizar ou imprimir o relatório, no bloco Despesas/Histórico as tarifas bancárias serão agrupadas por mês de referência, conforme imagem a seguir. As informações de data da baixa, número do cheque e da nota fiscal não serão exibidos quando se optar pelo agrupamento.
Desmarcando a opção Agrupar tarifas bancárias na tela do relatório de balancete, o relatório será gerado da forma habitual, como é mostrado na imagem abaixo:
O balancete disponível na funcionalidade de “Processamento em Lote” de relatórios, também poderá ser gerado com o agrupamento das tarifas bancárias. Acesse o menu Relatório > Processamento em lote aba Balancete.
Note que a opção Agrupar tarifas bancárias também estará disponível para utilização e, seguindo a regra do balancete, esta funcionará somente para os formatos D, Detalhado e J, porém vale ressaltar que no Processamento em Lote o formato J não é utilizado.
Por padrão a opção será apresentada marcada, mas caso não deseje utilizá-la, basta desmarcá-la e clicar no botão Gravar em seguida.
O balancete gerado pelo Processamento em Lote seguirá o mesmo layout e regras para o agrupamento do balancete padrão, considerando contas de mesmo mês de referência para realizar o agrupamento.
Dica:
As tarifas são parametrizadas na aba “Tarifas bancárias” da tela de ‘Configuração de Contas’ acessada através do menu > Editar. Para que a tarifa seja criada corretamente é preciso informar a classe de contas da receita, da despesa e o fornecedor para qual a despesa será gerada.